Gestão da Inovação IEL - Softline

“Atendimento é uma tarefa fundamental e era preciso fortalecer essa competência na empresa. Com o instrumento de Gestão da Inovação IEL visualizamos a possibilidade de realizar ações que pudessem minimizar e ou eliminar essa “dor””
Introdução

A Softiline, consciente de que poderia melhorar sua performance de forma inovadora com motivação e engajamento de sua equipe, buscou no Instituto Euvaldo Lodi (IEL) soluções em Gestão da Inovação para esse desafio. Ao adquirir conhecimento sobre a qualificação e o fortalecimento dos laços com os clientes, focando na retenção, deu um salto significativo.  

“Atendimento é uma tarefa fundamental e era preciso fortalecer essa competência na empresa. Com o instrumento de Gestão da Inovação IEL visualizamos a possibilidade de realizar ações que pudessem minimizar e ou eliminar essa “dor”” 

Estratégias sólidas de relacionamento com os clientes foram implementadas, abrangendo projetos de capacitação e a exploração de novos mercados, tanto no cenário nacional quanto internacional, com especial atenção à operação em Portugal. Além disso, canalizou esforços para ter uma rede de negócios sólida. Todo esse contexto está também associado à compreensão da liderança sobre importância de transformar a cultura do grupo, o que foi efetivamente feito. 

Com a gestão da inovação a Softiline pode ver que as empresas devem aprender a valorizar os técnicos de sistema de informação e informática. Vive-se um contexto em que é urgente e necessário se preparar para enfrentar o ano de 2025, cujas previsões indicam um déficit de 800 mil de vagas não ocupadas no segmento de tecnologia da informação no Brasil.  

Nesse sentido há que se destacar a importância da presença do Sesi e do Senai com cursos técnicos para suprir esse gap estrutural na formação de profissionais para o setor, bem como o IEL e o Sebrae com suas diferentes ações para as empresas.  

A empresa

A empresa desenvolve softwares para o mercado corporativo com foco em gestão auxiliando pequenos negócios da indústria, serviço e comércio a qualificarem seus processos gerenciais. Seus principais produtos incluem softwares para soluções de ERP, construção civil, centros de estética automotiva e gestão financeira.  

Solução

Empreender no mercado de software sempre traz desafios, com demandas constantes para cumprir requisitos, testar e validar hipóteses. Nesse contexto, o atendimento ao cliente ganha um papel central. Na Soft Line, uma questão primordial que precisava ser enfrentada e melhorada era justamente essa: proporcionar um atendimento excepcional ao cliente.  

Para enfrentar esse obstáculo, a solução foi fortalecer e valorizar a equipe. Isso necessariamente deveria envolver o reconhecimento do time. Era o caminho para oferecer um serviço de atendimento superior ao cliente. Além disso, havia a ambição de expandir internacionalmente, como estratégia para superar os desafios do mercado local.  

Dois gestores da empresa, em parceria com o IEL da Bahia, começaram uma jornada com o JOIN (Jogo de Inovação), uma ferramenta de gestão desenvolvida com base em conceitos como inovação aberta, métodos ágeis e design thinking. Trata-se de um jogo que aborda e incentiva a equipe a sair da zona de conforto e adotar uma mentalidade inovadora e de maneira colaborativa e lúdica. Ao longo de 4 (quatro) meses, receberam consultoria em Gestão da Inovação (GI) do IEL.  

Consultores trabalharam com a equipe semanalmente, orientando o desenvolvimento do novo projeto de melhoria organizacional. Com a ajuda dessas ferramentas, a equipe conseguiu criar métodos e processos mais eficazes, identificar etapas cruciais e melhorar a gestão do projeto. Os gestores fizeram questão de envolver todos os membros da equipe no processo, incentivando a geração de ideias e contribuições para as soluções.  

O projeto, realizado em parceria com o IEL, também recebeu apoio financeiro do SEBRAE. Ao final do processo, o IEL conduziu uma avaliação dos resultados obtidos, comparando-os com o diagnóstico inicial feito no início do projeto. 

A empresa identificou um importante gargalo no atendimento e no pós-venda. Com o instrumento de Gestão da Inovação IEL eles visualizaram a possibilidade de realizar ações que pudessem minimizar e ou eliminar essa “dor”. Quando a implantação do projeto teve início, a equipe se sentiu proprietária desse movimento, um sentimento que fortaleceu o trabalho e teve um papel decisivo nos resultados alcançados.  

Os desafios foram muitos, incluindo a dificuldade em encontrar tempo durante o horário de trabalho para implementar as atividades. A solução encontrada foi a adoção de um sistema de rodízio para facilitar que todos pudessem participar das reuniões de criação. 

Em seguida, foi necessário investir em cursos relacionados a CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente), técnicas de vendas e atendimento. Aproveitando os cursos subsidiados disponibilizados pelo Sebrae TEC, a aquisição de conhecimento foi simplificada. Adicionalmente, um consultor externo de São Paulo foi contratado, trazendo experiência em técnicas de vendas, atendimento pós-venda e outras habilidades cruciais para garantir a satisfação dos clientes. 

A equipe da área de marketing precisou passar por um processo de reciclagem e qualificação. Apesar de haver diversas iniciativas em andamento, a falta de convergência entre elas era evidente. Ficou claro que as etapas de venda e atendimento ao cliente precisavam estar perfeitamente alinhadas e coordenadas. 

Resultados

A trajetória da empresa foi fortemente influenciada pelo instrumento Gestão da Inovação IEL, que permitiu que a visão de excelência da liderança chegasse, de fato, em todos as áreas da organização. Tudo começou em 2018, ponto de partida para a visão de futuro da Soft Line. Um exemplo notável desse olhar para o futuro foi sua participação na WEBSUMMIT, em Portugal, em 2019, abrindo oportunidades para novos negócios. A partir de Portugal, a internacionalização ganhou impulso, auxiliada pelo papel fundamental do Atlantic Hub, uma plataforma que apoia o crescimento de empresas brasileiras naquele país. 

Adicionalmente, a empresa também passou a representar um software médico desenvolvido por um parceiro de Brasília, explorando essa oportunidade por meio de conexões portuguesas. Internamente, lançaram um projeto de gamificação para incentivar a equipe por meio de jogos que recompensam a assiduidade, novas ideias, aumento nas vendas e elogios dos clientes. 

Ao longo da transformação, enfrentaram desafios relacionados a mudanças de espaço físico, passando de um local inicialmente pequeno para um espaço maior. Mas encontraram um novo lar no Parque Tecnológico da Bahia, onde se beneficiaram do ambiente favorável a empreendimentos inovadores. 

Superando limitações regionais no acesso a mercados, concentraram esforços na expansão para além da Bahia, contratando uma empresa para prospectar clientes no Brasil. Nesse processo, descobriram o PIEX e se preparam para participar de uma fábrica de software para serviços internacionais. 

A rede de parceiros para P&D expandiu, incluindo alianças com o IEL a Fecomércio e o Sebrae. Para fidelizar clientes, oferecem treinamentos abordando vendas e marketing de relacionamento, usando seu próprio software como exemplo. 

Em reconhecimento, a Softline Sistemas recebeu o prêmio de Solução de Software do Ano - PME no TI Bahia 2018, graças ao projeto Carclean. Essa solução, direcionada a empresas de Autoserviços e Car Wash, otimiza operações, organização, fidelização e captação de clientes. 

O uso do instrumento Gestão da Inovação IEL foi essencial não só para compreender os gargalos da empresa, como também buscar e implementar soluções de forma rápida e inovadora, ampliando seus resultados internos e externos. 

Início do projeto2015
Conclusão do projeto2018
Porte da empresaMicro e Pequenas empresas
EstadoBA
Área de atuaçãoTecnologia da Informação
Nome do projetoQualificação do atendimento e retenção do cliente
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Outros instrumentos que a empresa já utilizou

FAQ
Para saber mais

Instrumentos para inovação são recursos como editais, linhas de financiamento, programas, bolsas, parcerias, aportes financeiros, subvenção econômica, apoio para projetos e outras diversas soluções utilizadas para impulsionar e promover a inovação em uma organização. Eles são projetados para auxiliar no processo de desenvolvimento e implementação de novas ideias, projetos, produtos, serviços e até processos.

Parceiros para inovação são categorizados a partir de cinco premissas estratégicas: Recursos Financeiros, Recursos Humanos, Parceiros Tecnológicos, Apoio Técnico e Consultivo e Eventos e Networking.

É por meio desses critérios, na página Instrumentos para Inovar, que você explora as opções e recursos já disponíveis para impulsionar seus projetos.

No MEI Tools, empresas encontram instrumentos de diversas naturezas para apoiar projetos de inovação:

-Financiamento indireto: mapeamento de incentivos fiscais, como a Lei do Bem;
-Financiamento direto: recursos financeiros reembolsáveis ou não-reembolsáveis (como a subvenção econômica, que não exige devolução dos recursos ou pagamento de juros);
-Apoio técnico, tecnológico e consultivo: inclui consultorias, cursos, bolsas, acesso a laboratórios e centros de testes, premiações de projetos inovadores e apoio a parcerias internacionais para inovação.
-Parceiros para inovação: Centros de P&D, laboratórios e instituições de CT&I que realizam parcerias com empresas, além de programas de inovação aberta de grandes empresas para startups
-Eventos e Networking: Principais eventos, workshops e congressos ligados à inovaçõ no país

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Em todos os casos, o MEI Tools atua como fonte de informação para identificar oportunidades de recursos financeiros para projetos e programas de inovação. Os agentes do Programa Brasil Mais Produtivo, por exemplo, utilizam o MEI Tools para auxiliar micro e pequenas empresas no diagnóstico de problemas e implementação de soluções.

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