Estimular as atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de inovação tecnológica.
Estimular as atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de inovação tecnológica.
• Estimular atividades de concepção de novos produtos ou processos de fabricação;
• Agregar novas funcionalidades ou características ao produto ou processo já existentes que impliquem melhorias incrementais e efetivos ganhos de qualidade e/ou de produtividade;
• Promover mais competitividade das empresas no mercado.
Concessão automática de incentivos fiscais para empresas que realizam atividades de P&D, cujas modalidades de apoio incluem:
• Exclusão na determinação do lucro real para cálculo do IRPJ e da base de cálculo da CSLL do valor correspondente a até 60% da soma dos dispêndios efetuados com P&D (podendo chegar a até 180% a depender do setor);
• Depreciação acelerada das máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos, novos, adquiridos para utilização nas atividades de P&D;
• Amortização acelerada dos dispêndios para aquisição de bens intangíveis para P&D;
• Redução do imposto de renda retido na fonte nas remessas efetuadas para o exterior destinadas ao registro e manutenção das marcas, patentes e cultivares;
• Redução de 50% do IPI na compra de equipamentos, máquinas, aparelhos e instrumentos, destinados à P&D.
• Informar ao MCTI os dispêndios em P&D de inovação tecnológica até 31 de julho do ano subsequente de cada exercício fiscal através de formulário eletrônico - FormP&D.
Prazo:
Fluxo contínuo
• Os incentivos fiscais serão concedidos para as empresas que investem em pesquisa e inovação, respeitados alguns critérios;
• Não são computados para fins de utilização dos incentivos os montantes alocados como recursos não reembolsáveis;
• A empresa deverá optar entre os incentivos originais da Lei do Bem e os do art. 19-A.
Podem ter acesso aos incentivos fiscais da Lei do Bem, as empresas:
• Em regime no Lucro Real;
• Com Lucro Fiscal;
• Com regularidade fiscal (emissão da CND ou CPD-EN);
• Que invistam em P&D.
Incentivo Fiscal
• Redução do custo das empresas para a realização de P&D.
Instrumentos para inovação são recursos como editais, linhas de financiamento, programas, bolsas, parcerias, aportes financeiros, subvenção econômica, apoio para projetos e outras diversas soluções utilizadas para impulsionar e promover a inovação em uma organização. Eles são projetados para auxiliar no processo de desenvolvimento e implementação de novas ideias, projetos, produtos, serviços e até processos.
Parceiros para inovação são categorizados a partir de cinco premissas estratégicas: Recursos Financeiros, Recursos Humanos, Parceiros Tecnológicos, Apoio Técnico e Consultivo e Eventos e Networking.
É por meio desses critérios, na página Instrumentos para Inovar, que você explora as opções e recursos já disponíveis para impulsionar seus projetos.
No MEI Tools, empresas encontram instrumentos de diversas naturezas para apoiar projetos de inovação:
-Financiamento indireto: mapeamento de incentivos fiscais, como a Lei do Bem;
-Financiamento direto: recursos financeiros reembolsáveis ou não-reembolsáveis (como a subvenção econômica, que não exige devolução dos recursos ou pagamento de juros);
-Apoio técnico, tecnológico e consultivo: inclui consultorias, cursos, bolsas, acesso a laboratórios e centros de testes, premiações de projetos inovadores e apoio a parcerias internacionais para inovação.
-Parceiros para inovação: Centros de P&D, laboratórios e instituições de CT&I que realizam parcerias com empresas, além de programas de inovação aberta de grandes empresas para startups
-Eventos e Networking: Principais eventos, workshops e congressos ligados à inovaçõ no país
O MEI Tools centraliza informações de agências de fomento e agências de fomento, nacionais e estaduais, públicas e privadas, de forma atualizada e com filtros bem específicos por tipo de apoio, cooperação e cobertura. É um serviço de inteligência à serviço da sua empresa e projetos.
O MEI Tools é um importante aliado de empresários, administradores, pesquisadores e profissionais que atendem empresas, como consultores.
Em todos os casos, o MEI Tools atua como fonte de informação para identificar oportunidades de recursos financeiros para projetos e programas de inovação. Os agentes do Programa Brasil Mais Produtivo, por exemplo, utilizam o MEI Tools para auxiliar micro e pequenas empresas no diagnóstico de problemas e implementação de soluções.
O Mei Tools é um serviço de inteligência que reúne e compartilha com você as principais oportunidades de apoio para inovação na empresa. Basta utilizar o filtro da página Instrumentos para Inovar de acordo com o tipo de incentivo que seu projeto necessita: Recursos Financeiros, Recursos Humanos, Parceiros para Inovação, Apoio Técnico e Consultivo ou Eventos e Networking.
O MEI Tools é um importante aliado de consultores que buscam oportunidades de inovação para seus clientes. Basta uma busca rápida para que a plataforma entregue centenas de soluções e ações com foco na inovação. Para um atendimento customizado à empresa, basta selecionar todas as características da empresa ou projeto de inovação usando os filtros disponíveis na página Instrumento para Inovar.
Um exemplo é o trabalho de consultoria realizado pelos Agentes Locais de Inovação, do Programa Brasil Mais Produtivo. Esses agentes contam com a inteligência do MEI Tools para auxiliar micro e pequenas empresas no diagnóstico de problemas e implementação de soluções.
Entre em contato